Pular para o conteúdo principal

O PROFESSOR FAZ FALTA


Quem é professor ou quem trabalha na educação sabe o quanto a indisciplina pode atrapalhar o aprendizado dos estudantes e o nosso trabalho. E não me venha dizer que o professor precisa se reinventar ou algo do tipo, a indisciplina é uma realidade em sala de aula. A maneira como os estudantes, não todos, enxergam o professor, assusta. É que estamos diante de uma visão de educação em que o estudante tudo pode e o professor não tem nenhum direito. 

Isso ocorre, na maioria das vezes, pela falta de princípios como respeito e a empatia. Você que estar lendo meu texto agora pode achar que eu sou tradicional, não é isso. No entanto, existem comportamentos e valores que são atemporais, o professor é um profissional que está em sala de aula para conseguir ganhar seu dinheiro e levar sustento para sua casa. E se todos os profissionais precisam e devem ser respeitados, por que o professor não? 

Bem, mas não é para discutir a falta de valorização do professor que estou escrevendo essa crônica. De certa forma, é sim. Quero compartilhar com vocês uma constatação bem mais agradável. Aconteceu essa semana de um turma da escola onde trabalho se revoltar contra o Ensino Remoto, modalidade adotada em todo o Brasil devido a crise causada pelo coranavirus. 

Se você estar lendo esse texto alguns anos depois de 2020, busque pesquisar sobre a pandemia que paralisou o mundo em 2020. A discussão começou num grupo de whatsapp de estudantes revoltados por não terem a presença do professor em sala de aula, alegavam energeticamente que o Ensino Remoto não substituía o professor em sala de aula, orientando a turma. 

Como eu estava no grupo onde a discussão acontecia, decidi fazer com que eles refletissem sobre algumas questões. Primeiro os questionei sobre o fato de muitos estudantes não respeitarem as orientações dos professores, uma vez que enquanto o professor tenta orientá-los para o desenvolvimento de uma atividade, muitos não prestam atenção e outros dizem claramente que não farão. 

Quando a discussão começou a mostrar algumas fragilidades do sistema educacional, principalmente aquela em que cobrem todos os estudantes de direitos e todos os professores de deveres, a discussão parou. Então pedi que eles refletissem e que pudessem levar esse momento como um tempo de aprendizado. E quando o professor, após a pandemia, estiver em sala de aula eles possam dar valor às aulas e ao esforço do professor. 

Não sei se isso acontecerá, os estudantes mudarem de comportamento por conta desse momento. Mas sei que uma coisa o Ensino Remoto escancara, que a tecnologia na educação sem o professor, é obsoleta. Nesse tempo de Ensino Remoto, estamos ensinando aos nativos digitais como fazer login no e-mail, porque o domínio das ferramentas digitais que muitos têm são somente de redes sociais e jogos eletrônicos. 

Eu sei, muitos irão dizer que isso também é culpa do professor, que há muito tempo já deveríamos ter inseridos as ferramentas digitais na educação. Numa educação sem nenhum estrutura, eu respondo. Muitas escolas sequer tem internet para o professor. E quase nenhum equipamento eletrônico, e quando tem é um ou dois para 20 professores. Se a gente consegue usar um projetor da escola em um mês, é sorte. 

O professor faz falta sim. Faz falta porque é o único profissional que compra seus próprios instrumentos de trabalho. Faz falta porque tira de seu salário o dinheiro para a água, o café, as cotas que a escola joga em nossas costas, porque o governo não cumpre com sua obrigação. O professor faz falta porque carrega nos ombros a responsabilidade da família de educar, ensinar a respeitar, a dar bom dia, a ser gentil. 

Sim, o professor faz falta. Mas ninguém se importa quando no fim do mês falta ao professor o dinheiro, a dignidade e um ambiente respeitoso e saudável para se trabalhar.

           


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Está aí três coisas que não se discute: política, religião e futebol.

Eu tenho para mim que essa ideia de que não se discute política, religião e futebol foi criada por uma comissão formada por políticos corruptos, chefes de religiões que enriquecem graça a fé cega de muitos e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).  Não é difícil ouvir alguém proferir a frase: política, religião e futebol não se discute. De fato, não se discute, pois estamos acostumados a votar por todos os motivos pessoais possíveis sem nos preocuparmos com o melhor para o coletivo, e isso se aplica aos mais variados tipos de eleições. Não discutimos religião porque achamos que a nossa é a única verdadeira e que, por isso, quem não pertence a ela deve ser criticado e convertido a nossa fé. E por que não discutimos futebol? Esse último não discutimos porque não sabemos lidar com as opiniões que diferem da nossa. Nós não discutimos política, religião... imagina aí se seríamos capazes de discutir futebol.  Talvez por essa nossa incapacidade de discutir, de forma madur

ELA ACREDITOU

Primeiro o eu te amo, Depois sem amigas. O amor era engano, Vieram então as brigas. E ela acreditou ser amor! Começou de repente, Primeiro o xingamento. Depois veio feito gente Cheio de arrependimento. E ela acreditou ser amor. Agora ele não xingava, Exaltado ele a agredia. Violento ele a empurrava, E ela em toda aquela agonia Duvidou que fosse amor. Passou aquela exaltação E ele com ela conversou, Arrependido pediu perdão E a culpa dela ele mostrou. E ela acreditou ser amor.  E desde o primeiro choro Ao seu  último sorriso.  Desde o primeiro esporro Ao seu último respiro, Ela acreditou ser amor. https://nilsonrutizat.prosaeverso.net/

BUNDA, um produto em alta!

Quer fazer sucesso na música? Não esqueça de colocar a palavra 'BUNDA', ou suas derivações, na letra. Ah, e não cometa o pecado de fazer uma música sem uma batida que dê para balançar o BUMBUM, está aí uma derivação de bunda. Mas se a música não é seu forte e você quer ter sucesso na dança, não esqueça de aprender muito bem a balançar a bunda. Se ainda a dança não é o que você quer, mas seu desejo é apenas ser visto(a) e desejado(a), não se esqueça de malhar a bunda e o mais importante, de usar roupas que a valorize. Agora, se você não tem bunda permita-me lhe dá os pêsames. Maldito seja a pessoa que nasceu com pouca bunda no Brasil do século XXI.  BUNDA hoje, no Brasil, tem mais valor e reconhecimento que qualquer outra coisa. Duvida? Vejamos as músicas de maior sucesso e do que elas falam. Comecemos por uma música de MC Kevinho "Olha a explosão", que até o momento em que estou escrevendo esse texto já conta com mais de 600 milhões de acesso no youtube