Pular para o conteúdo principal

PERDIDO NUM OLHAR PERDIDO, por Daniele Pereira e Nilson Rutizat


A primeira vez que eu a vi, ela estava presa num olhar. Foi para mim uma surpresa muito grande ver aquela moça em meio a uma roda de conversa parecer que nada à sua volta importava, salvo o mundo refletido em seus olhos. Encanto, foi o que senti assim que a vi, mas ao fita-la por um momento, percebi que na verdade ela estava precisando de ajuda. Aquela menina estava viajando por mundos que ela mesma não conhecia, e ela, inocente, não sabia que as leis do mundo real não se aplicavam àqueles mundos. O que fazer então para salvá-la? 

Propus-me a observá-la... e entender a conexão entre seus mundos tornou-se meu doce vício, qual seria a sua linha tênue? Ela era uma incógnita. Uma conta matemática que precisava de muita atenção e dedicação para chegar a uma possível resolução. Eu a espreitava de tal forma que comecei a entender o seu ar de mistério e os motivos que a faziam evadir-se e viver o doce escapismo que a fuga constante lhe representava. E aos poucos... nossas mentes se conectaram. 

E na tentativa de entender seus mundos, acabei me envolvendo e viajando naqueles terrenos desconhecidos. Nos mundos dela que agora eram nossos. E eu a vi mergulhada nas suas lembranças e possibilidades. Para uma mesma situação no mundo real, ela criava incontáveis desfechos. E cada possibilidade me deixava mais envolvido, quis explorar todas elas. Viajei. Experimentei. E não soube como voltar. Agora, estou mais perdido que ela. Uma pena ela não saber que me perdi tentando ajudá-la a se encontrar. 

Eu não sei como isso aconteceu. Fui eu quem tentou avisá-la que viajar por meio do olhar era perigoso. A imaginação e as possibilidades são traiçoeiras, pois existem mundos em nossas mentes que nunca devemos conhecer. Há mundos que têm tantos mistérios que o subconsciente se encarrega de escondê-lo da gente. O que vi nela foi a teimosia em tentar desenterrar esses mistérios. De longe percebi o risco que ela corria, e mergulhei profundo naquelas águas sem saber que lá no fundo não tinha oxigênio, não tinha razão. Apenas uma confusão de mundos sobrepostos e mergulhei cada vez mais fundo. E me perdi. 

Minha maior angústia não é eu ter me afogado no subconsciente. Ter me perdido no caminho sem volta. A dor que mais me afoga e que é a minha tortura nesse mundo, nesses mundos, é saber que ela também está perdida. E que seu olhar tão distante ainda atrairá muitos outros homens, que querendo salvá-la se perderão como eu. O olhar dela é um caminho sem volta. Como eu sei isso? Fui pelo seu olhar, mergulhei em seus mundos. E estou perdido na indecisão das possibilidades de sua vida.

Comentários

  1. Encontrei o seu Blog por acaso. Estou desenvolvendo um ensaio sobre a mudança de comportamento do narrador quando o mesmo se apaixona, mostrando várias nuances sobre o que sofre o texto. Meu estudo está sendo realizado especificamente sobre contos de escritores publicados de 2018 a 2019, pois quero remeter a ideia do atual. Tenho interesse de analisar o texto: Perdido num olhar perdido, salvo se os escritores concordarem é claro. A primeira leitura me deixou sem fôlego. O fato de serem dois escritores, não sei qual foi a logística utilizada, mas o que define a escrita é CONEXÃO. Algo me deixou bastante intrigada, o narrador percebeu que a personagem estava viajando perdida, mas ao invés de trazê-la a realidade viajou junto com ela, nessa viagem é notável no texto que ele se apaixona perdidamente por ela e ainda apresenta ciumes, pois mesmo perdido ainda vê que o olhar misterioso da personagem atrairá outros homens. De certo modo o narrador a culpa por não perceber que ele se apaixonou tentando salva-la e se prende, não por que foi obrigado, mas pelo fato de querer estar perto da personagem. Um termo que quero relatar também no ensaio é o doce escapismo, por que a personagem indecifrável e tão intensa vive o "doce escapismo" ? O que a faz querer viajar e se perder? ou melhor o que faz dela uma personagem tão envolvente? Fico no aguardo... Enquanto isso irei analisar o texto sobre outra perspectiva. Desde já obrigada por publicar essa pérola.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Está aí três coisas que não se discute: política, religião e futebol.

Eu tenho para mim que essa ideia de que não se discute política, religião e futebol foi criada por uma comissão formada por políticos corruptos, chefes de religiões que enriquecem graça a fé cega de muitos e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).  Não é difícil ouvir alguém proferir a frase: política, religião e futebol não se discute. De fato, não se discute, pois estamos acostumados a votar por todos os motivos pessoais possíveis sem nos preocuparmos com o melhor para o coletivo, e isso se aplica aos mais variados tipos de eleições. Não discutimos religião porque achamos que a nossa é a única verdadeira e que, por isso, quem não pertence a ela deve ser criticado e convertido a nossa fé. E por que não discutimos futebol? Esse último não discutimos porque não sabemos lidar com as opiniões que diferem da nossa. Nós não discutimos política, religião... imagina aí se seríamos capazes de discutir futebol.  Talvez por essa nossa incapacidade de discutir, de forma madur

BUNDA, um produto em alta!

Quer fazer sucesso na música? Não esqueça de colocar a palavra 'BUNDA', ou suas derivações, na letra. Ah, e não cometa o pecado de fazer uma música sem uma batida que dê para balançar o BUMBUM, está aí uma derivação de bunda. Mas se a música não é seu forte e você quer ter sucesso na dança, não esqueça de aprender muito bem a balançar a bunda. Se ainda a dança não é o que você quer, mas seu desejo é apenas ser visto(a) e desejado(a), não se esqueça de malhar a bunda e o mais importante, de usar roupas que a valorize. Agora, se você não tem bunda permita-me lhe dá os pêsames. Maldito seja a pessoa que nasceu com pouca bunda no Brasil do século XXI.  BUNDA hoje, no Brasil, tem mais valor e reconhecimento que qualquer outra coisa. Duvida? Vejamos as músicas de maior sucesso e do que elas falam. Comecemos por uma música de MC Kevinho "Olha a explosão", que até o momento em que estou escrevendo esse texto já conta com mais de 600 milhões de acesso no youtube

ELA ACREDITOU

Primeiro o eu te amo, Depois sem amigas. O amor era engano, Vieram então as brigas. E ela acreditou ser amor! Começou de repente, Primeiro o xingamento. Depois veio feito gente Cheio de arrependimento. E ela acreditou ser amor. Agora ele não xingava, Exaltado ele a agredia. Violento ele a empurrava, E ela em toda aquela agonia Duvidou que fosse amor. Passou aquela exaltação E ele com ela conversou, Arrependido pediu perdão E a culpa dela ele mostrou. E ela acreditou ser amor.  E desde o primeiro choro Ao seu  último sorriso.  Desde o primeiro esporro Ao seu último respiro, Ela acreditou ser amor. https://nilsonrutizat.prosaeverso.net/