Pular para o conteúdo principal

TRAVESTIDO



Você precisa saber da verdade, cara leitor. Eu contarei a você, antes que siga a leitura desse texto e se decepcione com a história que é aqui contada. A verdade é que sou um escritor medíocre, um péssimo contador de história. E por isso não devia me atrever a contar essa grandiosa e dolorosa narrativa. Mas, caro leitor, infelizmente, foi a mim que essa história foi contada e cabe a mim contar a vocês. 

Era um sábado, e ela estava comigo em um barzinho contando-me como estava superando uma separação. Como fomos parar ali não importa, digo isso porque não me lembro bem como aconteceu, o que me lembro e muito bem, foi que ela me contou. Disse-me que vivera por 8 anos com o seu namorado e que há 8 meses haviam se separado. E começou a me contar como estava sendo difícil lidar com tudo aquilo. 

Ela precisava desabafar, logo percebi isso. E pus-me a ouvi-la. Entre uma lágrima e um gole de cerveja, ela me contava. Eram apaixonados. Viviam juntos há 8 anos, e o mais irônico é que tinha sido ela quem havia pedido a separação. Claro, alguns dias após pedi a separação ela o pediu para voltar, mas ele lhe disse não. E foi ai que seu sofrimento começou. Enquanto ela me contava um fio de lágrima escorreu pelo seu rosto. Deduzi que ela ainda amava o ex-marido. 

Dedução errada, como disse, caro leitor, sou medíocre. E naquele momento descobri também que era um péssimo observador. Mas que bom que ela me contou em detalhes, e espero que eu consiga trazer para vocês o sentimento que ela me mostrou. Disse-me que essa separação a levara ao fundo do poço. Já não sentia vontade de viver. Trabalhava o dia inteiro e quando chegava em casa não conseguia descansar. Era na casa da irmã, ou melhor, nos braços da irmã onde encontrava amparo. 



Chegou um momento em que parecia que o mundo para ela não tinha mais nenhum significado. Quando ela me disse isso, pasmei. E ela não parava de deixar escorrer aquele fio de lágrima. Eu tentei consolá-la com palavras, dizendo que tudo ia ficar bem. Foi quando ela me disse que estava tudo bem. E me falou que não se permitia viver daquela maneira. Em frente ao espelho teve uma conversa com ela mesmo e ordenou que ela saísse daquela situação, que reagisse. E assim fez. 

Aliás, nunca vi na vida alguém tão forte quanto ela. Desde muito cedo teve que lutar pela vida. Foi obrigada a se superar dia após dia, tragédia após tragédia. E não pense, caro leitor, que essa superação parte de sua sexualidade, do fato dela ser um menino travestido de mulher. Quanto a sua sexualidade foi normal, mas a vida, essa sim, foi cruel com ela. Vamos chamá-la de K. 

Ainda adolescente K foi obrigada a superar o suicídio do pai, morto por enforcamento. Essa foi uma tragédia em sua vida, pois o pai a amava muito e ela o amava muito também. Porém, independentemente do tamanho ou intensidade do amor deles, o suicídio é por se só uma ferida que não cicatriza. Por que eu sei disso? Também carrego aberta em mim essa ferida. Mas essa história não é sobre mim. 

Quis mudar de assunto ao ver ela chorar tanto relembrando a morte do pai. E levantamos e começamos a sambar, ela começou a sambar. Se eu não sei escrever tampouco sei sambar, e meu jeito desengonçado fez K ri. E ao acabar a música ela sentou-se novamente, bebeu outro gole de cerveja e disse “A vida foi muito cruel comigo”. Eu não podia discordar dela, não depois do que fiquei sabendo em seguida. 

Ela continuou. E contou que foi morar com a mãe de seu pai, após a morte dele. Queria ajudá-la. O que aconteceu foi que as duas acabaram se ajudando. Sua avó foi uma mãe para ela, não que K não tivesse mãe. Ela tinha, e era linda, vaidosa. Mas sua mãe também achou uma boa ideia K ir viver com avó materna. No entanto, abalada pela morte do pai, ela se mantém perto de sua mãe. 

E em muitas conversas com a mãe pediu que ela não a deixasse. Sua mãe prometeu nunca fazer o que o pai fizera. Disse ainda que seria mais provável matar alguém que cometer suicídio. Tais palavras acalmaram o coração de K que não percebia que a mãe seria capaz de deixá-la. Infelizmente, sua mãe também cometeu suicídio por enforcamento em um suporte de tevê. Quando K me falou isso repeti em meu pensamento a frase que ela havia me dito: A vida foi muito cruel com ela. 

Vi seus olhos alagarem e pensei no quanto ela era forte, ou de como precisou ser forte. Não sei de fato no que pensei, só achei que ela era uma vencedora. A ferida que trago aberta em minha alma começou a sangrar. Baixei a cabeça e com o guardanapo enxuguei a lágrima que quis sair de meus olhos. Não me atreveria a chorar minhas mágoas diante de tamanha dor. 

Enquanto eu enxugava a lágrima, ela disse em tom alto, que o que mais havia abalado ela tinha sido a morte de sua avó. A mesma com quem foi viver depois da morte do pai. Pasmei! Não conseguia acreditar como a vida tinha sido tão cruel com uma pessoa. Mas nada disse, apenas ouvi-a contar. 

Ela narrou então o que sua avó dissera no hospital a todas as pessoas que iam visitá-la “Cuide de K, eu sei que eu vou morrer” inclusive, disse a K que a única coisa que a deixava triste em seu leito de morte era deixar K sozinha. E numa noite em que K dava banho em sua avó, ouviu de novo a mesma conversa. Sua vó dizia que ia morrer e que ficava triste em ter que deixá-la sozinha. E de fato ela morreu. Mal concluiu a história K começou a chorar. 

E como se quisesse justificar porque o seu sofrimento pela separação, disse-me que conhecera seu ex nesse período e que ele havia lhe apoiado e lhe dado muita força. Na verdade, ele fora sua âncora por muito tempo e talvez por isso estivesse sendo muito difícil superá-lo. No entanto, todos os dias ela travestia a sua alma sofrida de alegria e entusiasmo e enfrentava a vida. Não um menino travestido de mulher, mas um ser sofrido travestido de força, superação e muita vontade de viver. 

Sai dali com um nó na garganta e com uma enorme vontade de conhecer mais a sua história. Ela me falou que escrevia diários e até hoje estou ansioso em ler seus diários e fazer um passeio por sua alma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Está aí três coisas que não se discute: política, religião e futebol.

Eu tenho para mim que essa ideia de que não se discute política, religião e futebol foi criada por uma comissão formada por políticos corruptos, chefes de religiões que enriquecem graça a fé cega de muitos e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).  Não é difícil ouvir alguém proferir a frase: política, religião e futebol não se discute. De fato, não se discute, pois estamos acostumados a votar por todos os motivos pessoais possíveis sem nos preocuparmos com o melhor para o coletivo, e isso se aplica aos mais variados tipos de eleições. Não discutimos religião porque achamos que a nossa é a única verdadeira e que, por isso, quem não pertence a ela deve ser criticado e convertido a nossa fé. E por que não discutimos futebol? Esse último não discutimos porque não sabemos lidar com as opiniões que diferem da nossa. Nós não discutimos política, religião... imagina aí se seríamos capazes de discutir futebol.  Talvez por essa nossa incapacidade de discutir, de forma madur

BUNDA, um produto em alta!

Quer fazer sucesso na música? Não esqueça de colocar a palavra 'BUNDA', ou suas derivações, na letra. Ah, e não cometa o pecado de fazer uma música sem uma batida que dê para balançar o BUMBUM, está aí uma derivação de bunda. Mas se a música não é seu forte e você quer ter sucesso na dança, não esqueça de aprender muito bem a balançar a bunda. Se ainda a dança não é o que você quer, mas seu desejo é apenas ser visto(a) e desejado(a), não se esqueça de malhar a bunda e o mais importante, de usar roupas que a valorize. Agora, se você não tem bunda permita-me lhe dá os pêsames. Maldito seja a pessoa que nasceu com pouca bunda no Brasil do século XXI.  BUNDA hoje, no Brasil, tem mais valor e reconhecimento que qualquer outra coisa. Duvida? Vejamos as músicas de maior sucesso e do que elas falam. Comecemos por uma música de MC Kevinho "Olha a explosão", que até o momento em que estou escrevendo esse texto já conta com mais de 600 milhões de acesso no youtube

ELA ACREDITOU

Primeiro o eu te amo, Depois sem amigas. O amor era engano, Vieram então as brigas. E ela acreditou ser amor! Começou de repente, Primeiro o xingamento. Depois veio feito gente Cheio de arrependimento. E ela acreditou ser amor. Agora ele não xingava, Exaltado ele a agredia. Violento ele a empurrava, E ela em toda aquela agonia Duvidou que fosse amor. Passou aquela exaltação E ele com ela conversou, Arrependido pediu perdão E a culpa dela ele mostrou. E ela acreditou ser amor.  E desde o primeiro choro Ao seu  último sorriso.  Desde o primeiro esporro Ao seu último respiro, Ela acreditou ser amor. https://nilsonrutizat.prosaeverso.net/