Vamos a uma pequena lista do que envolve a produção textual:
- a intenção dos sujeitos da escrita;
- a devida estruturação do discurso;
- o uso adequado dos elementos coesivos;
- a argumentação consistente;
- a organização das ideias;
- a escolha adequada de palavras;
- os objetivos pretendidos;
- definição dos interlocutores;
- a percepção do suporte em que circulará o texto.
Assim, são apresentados três passos importantes para o planejamento da produção textual em sala de aula:
I PASSO
- Escolha do gênero textual a ser estudado.
- Compreensão quanto ao conteúdo, a organização do texto, os elementos de coerência e de coesão textual.
- Definição do interlocutor (ou interlocutores) para os quais o texto se destinará.
- Explicação da finalidade colocada para a produção escrita.
- Definição do suporte no qual o texto será publicado (por exemplo, jornal da classe, da escola).
- Definição do lugar de circulação do produto final.
II PASSO
- Discutir com os alunos os temas que gostariam de trabalhar.
- Definir os temas na interação com os alunos.
- Proceder à pesquisa para a formação de um banco de textos nos gêneros e na temática, previamente escolhidos.
III PASSO
- Leitura cuidadosa dos textos e discussão dos assuntos com a turma.
- Estudo para reconhecimento dos aspectos linguísticos e discursivos, relevantes no gênero a ser trabalhado.
- Comparações entre diferentes gêneros, para que os(as) estudantes percebam as características peculiares do gênero, por exemplo, uma notícia (da ordem do relatar) e um artigo de opinião (da ordem do argumentar) em que se diferenciam? (ARRUDA; OLIVEIRA, 2012).
Comentários
Postar um comentário