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Produção textual em sala de aula

Vamos a uma pequena lista do que envolve a produção textual:
  1. a intenção dos sujeitos da escrita;
  2. a devida estruturação do discurso;
  3. o uso adequado dos elementos coesivos;
  4. a argumentação consistente;
  5. a organização das ideias;
  6. a escolha adequada de palavras;
  7. os objetivos pretendidos;
  8. definição dos interlocutores;
  9. a percepção do suporte em que circulará o texto.
Assim, são apresentados três passos importantes para o planejamento da produção textual em sala de aula:
I PASSO
  • Escolha do gênero textual a ser estudado.
  • Compreensão quanto ao conteúdo, a organização do texto, os elementos de coerência e de coesão textual.
  • Definição do interlocutor (ou interlocutores) para os quais o texto se destinará.
  • Explicação da finalidade colocada para a produção escrita.
  • Definição do suporte no qual o texto será publicado (por exemplo, jornal da classe, da escola).
  • Definição do lugar de circulação do produto final.

II PASSO
  • Discutir com os alunos os temas que gostariam de trabalhar.
  • Definir os temas na interação com os alunos.
  • Proceder à pesquisa para a formação de um banco de textos nos gêneros e na temática, previamente escolhidos.

III PASSO
  • Leitura cuidadosa dos textos e discussão dos assuntos com a turma.
  • Estudo para reconhecimento dos aspectos linguísticos e discursivos, relevantes no gênero a ser trabalhado.
  • Comparações entre diferentes gêneros, para que os(as) estudantes percebam as características peculiares do gênero, por exemplo, uma notícia (da ordem do relatar) e um artigo de opinião (da ordem do argumentar) em que se diferenciam? (ARRUDA; OLIVEIRA, 2012).

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