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MOTIVAÇÕES PARA A ESCOLHA DA LICENCIATURA EM LETRAS


Comecei a gostar de ler e escrever desde que fui alfabetizado e sempre me encantou a profissão de professor. Assim, posso dizer que escolhi o curso de Letras por vocação, sei que é estranho para muitas pessoas alguém que tenha a vocação de ser professor. Essa estranheza é compreensível dado o desprestígio que a profissão de professor enfrenta atualmente. 

No entanto, descobri no decorrer do curso que não estava sendo formado apenas para assumir uma sala de aula, mas sim, para a vida. A cada período cursado, uma nova descoberta surgia e com ela um novo olhar sobre o mundo me era proporcionado. Passei, então, a assumir novas posturas diante de situações do dia a dia. Comecei a perceber criticamente questões referentes à sociedade, e discernir qual era meu papel social na comunidade. 

O curso de Letras me fez ter certeza de que escolhi certo. O conhecimento que adquiri durante o curso fez descortinar diante de mim uma barreira que me impedia ver de forma crítica e racional assuntos que me dizem respeito. Quero levar para minha vida profissional essa maneira crítica e racional de ver as coisas. Levarei para toda a minha vida também o autoquestionamento que nos proporciona sempre melhorias. 

Não vou me iludir em achar que serei um dos melhores professores de Língua Portuguesa, mas com certeza serei aquele professor inquieto que jamais se conformará com a deficiência no ensino. E que nunca deixará de questionar o fazer docente, mesmo quando estiver dando certo. Acredito que é apenas o questionamento que nos fará bons profissionais, pois a inquietação da dúvida torna-nos pesquisadores, produtores de conhecimento. 

E o professor deve assumir o papel de pesquisador, pois quem deixa de questionar fica estagnado no tempo. E é esse espírito que quero levar para a sala de aula, não a certeza plena sobre tudo, mas a dúvida sobre a certeza que nos é imposta. E é através dessa dúvida e da busca por respostas que se faz o conhecimento. Não podemos nos tornar apenas depósito de conhecimentos alheios, é necessário discernir tais conhecimentos e a partir desse discernimento construir, por meio das inquietações que a dúvida nos proporciona, um novo olhar sobre nossa própria realidade.

NILSON DE SOUSA RUTIZAT
Fonte: Memorial do Estágio Supervisionado do Curso de Letras - IFPB (2017)

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