No curso nós vemos de forma superficial muitos assuntos, mas nas próprias aulas das disciplinas encontramos caminhos para aprofundarmos a temática discutida. Se eu fosse citar aqui os componentes curriculares que mais me foram úteis durante o meu estágio, certamente diria que foram os relacionados à metodologia, pois traziam um recorte de como é uma sala e de como abordar um determinado tema em sala de aula. Mas ressaltar esses componentes como os mais importantes é um tanto injusto, uma vez que sem as discussões empreendidas nos demais componentes curriculares, eu seria incapaz de lecionar, mesmo com um manual de todas as metodologias possíveis para se levar para sala de aula.
Assim, é preciso que se diga que os conhecimentos teórico-metodológicos são o conjunto de todo o currículo do curso, no qual cada um tem sua importância e função. Claro que vamos sempre preferir uns aos outro, a depender de nossa afinidade, mas que no todo é necessária cada discussão, cada reflexão sobre cada tema. E só nos damos conta disso quando adentramos a sala de aula.
Durante meu período de estágio precisei abordar temas que aprendi como abordar nos componentes de “Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa”, precisei evocar os conhecimentos adquiridos em “Semântica da Língua Portuguesa”, “Pragmática”, “Morfossintaxe” e, por vez, precisei dos conhecimentos da “Didática” e de “Metodologia do Ensino de Literatura” para desenvolver de forma satisfatória minha função de professor.
Faço essas citações para reforçar o que coloquei sobre a importância de cada componente curricular na construção de nosso conhecimento sobre o Português e o ensino de Língua Portuguesa, pois quando relacionamos esse aprendizado com a prática em sala de aula, a dificuldade se torna ínfima e o entendimento do papel do professor se faz de forma mais realista, por exemplo, a compreensão de que o professor precisa de uma bagagem teórica para poder atuar de forma satisfatória. Além disso, o professor não pode jamais deixar de estudar, pois a teoria e a prática precisam estar juntas na atuação do professor.
NILSON DE SOUSA RUTIZAT
Comentários
Postar um comentário