Como começar a minha redação do ENEM? Como desenvolver minhas ideias? Que conectivos devo usar para articular meu texto? Como concluir minha redação? Essas são as dúvidas da maioria dos estudantes. Mas saber as respostas dessas perguntas não garante que você faça uma boa redação, é preciso, antes de tudo, que você tenha familiaridade com a escrita. E como conseguir isso? Veja nossas dicas.
Não há dúvidas de que é importante o conhecimento da estrutura do gênero textual para sua produção. No entanto, saber que uma redação se estrutura em introdução, desenvolvimento e conclusão não é suficiente para que você, caro aluno, produza um bom texto. Você precisa está atento a sua familiaridade com a escrita, ou seja, é necessário que você tenha certa habilidade na hora de escrever. Estudar redação, portanto, vai além de conhecer temas, estruturas e tipos de argumentos. O estudo de redação deve partir do princípio da familiarização do aluno com a escrita. E por que eu digo isso?
Não é raro ouvirmos os estudantes disserem que até tinham as ideias em mente, mas na hora de escrevê-las no papel não souberam organizá-las. Isso ocorre porque esses estudantes não têm o hábito de escrever, ou seja, não desenvolveram as habilidades de escrita necessárias para a produção de um bom texto. Então, caro estudante, se você está pensando em fazer o ENEM em 2018, comece estudando para redação levando em consideração que você precisa desenvolver o hábito de escrever.
E um dica que dou e que funcionou com todas as pessoas que fizeram, é que você mantenha um diário. Não precisa ser um diário chique, bem elaborado, pode ser um caderno, em que você vai escrever todos os dias. Você pode escrever sobre o que lhe aconteceu no seu dia como: o que você fez? O que não deu para você fazer? É importante também que você escreva suas opiniões sobre o que acontece no seu cotidiano, isso lhe ajudará a desenvolver bons argumentos.
Aconselho que você mantenha esse diário por no mínimo trinta dias. Mas é interessante que você escreva todos os dias. Após os trinta dias, você tira um tempo para ler todo o seu diário. Durante a leitura você perceberá a evolução de sua escrita. Como meio de comprovação de que suas habilidades de escrita estão mais aguçadas, pegue o primeiro texto e o último e faça uma análise comparativa. Nessa análise, leve em consideração os erros ortográficos e de pontuação, a organização das ideias, o uso de conectivos, seus argumentos... Você perceberá uma diferença gritante do primeiro para o último texto. Mas isso só ocorrerá se você escrever todos os dias, durante os trinta dias.
Nos próximos trinta dias, você escolherá temas específicos e escreverá sobre eles. Por exemplo, num dia você viu uma criança pedindo esmola, em casa você escreverá sobre aquela situação, mas, agora, organizando seu texto na estrutura da redação: introdução, desenvolvimento e conclusão. E, assim, você vai escrevendo por trinta dias, e após esse período você faz uma análise comparando o primeiro texto com o último. Dessa forma, em apenas dois meses você será capaz de escrever sobre qualquer tema que o ENEM possa trazer como tema de redação.
Nilson de Sousa Rutizat
Licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa.
Professor de Língua Portuguesa e Literatura na rede estadual da Paraíba.
Sigam as dicas da postagem e compartilhem aqui nos comentários suas experiências.
ResponderExcluir